segunda-feira, 31 de agosto de 2009

No Tocantins a Educação Chega na Frente.

Foi com esse tema (No Tocantins a Educação Chega na Frente) que a Praça dos Girassóis ficou recheada de Ônibus Escolar, os transportes escolares estavam sendo organizado na Praça em frente ao Palácio Araguaia para serem entregue amanhã dia 01 de setembro de 2009, são 140 unidades que serão entregue para os alunos do Tocantins, mais detalhes sobre essa grande oportunidade para o ensino publico no Tocantins será publicado aqui após a oficialização da entrega dos veículos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mototaxis Passarão por Vistorias

No dia 01/09/2009 inicia as vistorias para os mototaxistas de Palmas, Senhores profissionais verifiquem suas documentações.

O permissionário do serviço de mototaxi tem que apresentar os seguintes documentos:

- Certificado de Registro de licenciamento do Veiculo – CRLV (cópia);
- Taxa de vistoria (Código da receita 117-6UFIPS);
- Certidão de Quitação Municipal – CQM;
- Comprovante de Quitação Sindical (cópia);
- Inscrição no INSS (cópia);
- Certidões negativas de antecedentes expedidas pelo cartório da comarca do município de Palmas, pela Justiça Federal e pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins.

A vistoria vai ate o dia 30 de setembro, no setor de Transporte Especial da ATTM, das 12h30 as 17h30.
Veja Detalhe no Link da ATTM AQUI

Queimadas em Palmas

Infelizmente uma imagem que se repete a cada ano, nos períodos de estiagem sempre aparecem queimadas, muitas delas com origem desconhecida e quase sempre não a punição para a ação criminosa, hoje na Av. NS 10 foi feito um registro das chamas devorando uma reserva de arvores que fica nos fundos do Parque Cesamar. A fumaça cobria a avenida ficando visível o risco de acidente naquele trecho.

O jeitinho brasileiro no trânsito

O desrepeito às normas de trânsito

O amigo Elias Vidal me mandou por e-mail um material muito interessante sobre o transito, vale apena ler. Veja o material no site da Roberta Tum ou acesse aqui (O jeitinho brasileiro no trânsito ) Gostei do material vejam e deixem seus comentários. Elias valeu agradeço a colaboração

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Inauguração de Sede das Igrejas Adiventista Interdita trecho da Av. Ns seis.

Quinta-feira 27, no horário da manhã um trecho da Av. NS 6 foi interditada no sentido Sul da via, para inauguração da Sede das Igrejas Adventistas de Palmas, nada contra o evento mais é bom informar que este trecho esta interrompido pois os condutores que resolver fazer essa rota terá que voltar e circular um quarteirão, isso fará com que o cidadão de Palmas acabe gastando mais Gasolina na Capital onde o Preço do produto é um dos mais caros.

Ontem dia 26/08/09 não passou em branco

Ontem 26-08-09, outro acidente novamente registrado no horário de meio dia, esse foi na mesma rotula da a Av. NS 6 com a Av. LO13, desta vez um carro em cima da rotula, segundo o motorista do veiculo, ele estava circulando a rotula quando um motoqueiro entrou na frente dele de repente, para evitar a batida com o motoqueiro ele teve que desvia repentinamente perdendo o controle e sendo jogando em cima do canteiro da rotula.
Outro caso curioso que registrei ontem foi uma carreta de transportes de maquinas pesada parada em meio a rotário da Av. NS-10 com a Av.LO-13, ela estava com uma das suas rodas desprendidas, imaginem o perigo de uma roda girando em meio ao transito, por esses e outros motivos é preciso lembrar aos donos desses veículos que as manutenções preventiva é indispensável para evitar esse tipo de acidente.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Registrado Mais Casos Em Rotatórias

Terça feira 25, parece que o assunto das rotulas ainda vai durar muito, hoje foram mais dois acidentes registrado em rotulas, novamente um ônibus coletivo na Rotula da Av. Jk com a Av. NS 2, com esse já são três registros envolvendo ônibus e carro na mesma rotatória, o outro registro foi uma moto Biz que foi derrubada por um veiculo que deixou a condutora da moto sem assistência na rotatória da Av. LO 1 com a Av. NS 1.


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Qual o Problema nas Rotatorias?

Segunda feira 24 as 8hrs transito com pouco movimento e tranqüilo, no caminho ao trabalho vinha pensando em fazer uma postagem falando sobre Rotulas utilizando imagem com pequenas choques entre veículos que ocorrem com freqüência, parece engraçado, mas os motoristas de plantão resolveram contribuir, só hoje registrei três casos. Um deles foi chegando na Av. JK na rotula que da acesso a Av. NS 2, logo na entrada da Rotula um Ônibus Coletivo bate na traseira de um carro, colisão pequena, mais que não deixa de ser um transtorno, pois se tratando de rotulas qualquer parada de veículos já causa um congestionamento.
O interessante é que esse acidente foi registrado após evitar o congestionamento na Rotula da Av. NS 2 com a Av. LO 1, onde uma caminhoneta se choca com um Corola na faixa central dentro da rotula, veja imagem abaxo.Na hora do almoço por volta das 12h 30 minutos em uma de minhas rotas para casa outro caso, novamente na entrada da rotula desta vez na Av. NS 6 na rotula que da acesso a Av. LO13, veja imagem abaixo .

Como o assunto é rotula, vou inserir imagem de outro caso de ônibus e carro em rotulas, esse registrei dia 20 de julho na mesma rotula que ocorreu o caso do ônibus que registrei hoje, vou pedir para vocês dar uma olhada na postagem Moto e Carro em Rotula para ter noção dos números de acidentes em rotulas.

Ai vem minha pergunta, qual o problema nas rotatórias?

Vou levantar algumas questões:

- A primeira faixa da direita é sentido obrigatório para a direita ou posso cruzar a faixa para circular a rotatória? Faço essa pergunta por que na sinalização no asfalto tenho uma seta me obrigando a fazer a conversão para direita e tenho a pintura de faixa seccionada dizendo que posso mudar de faixa, se caso a conversão é obrigatória não teria sentido a sinalização para dar a preferência naquele sentido.

- Existe a necessidades do estreitamento da 1º faixa da esquerda? Durante o horário de ponta, o que o condutor que ficou sem via deve fazer para voltar ao transito? Já que fluxo de veiculo é constante na pista a sua esquerda, ou seja, na via central, qual o procedimento correto para quem escolhe seguir nesta pista?

- Por que não se mantem a 1ª pista da esquerda e sinalizar a 1ª faixa da direita como sentido obrigatório mantendo as trés vias?

Imagem de uma rotatória em Palmas
Se vocês tem mais questões sobre rotulas adicione seus comentários.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Palmas em Transito No Jornal Anhangüera

O blog Palmas Em Transito mostra que muitas pessoas estão preocupadas com os números de acidentes que vem ocorrendo em Palmas, a equipe da TV Anhangüera encontrou nosso blog e colocou no Ar terça-feira, dia 18 uma matéria voltada a esse tema com a nossa participação. Vejam o vídeo que teve destaque no Jornal Anhangüera 1º Edição.
Agradecemos a Equipe da TV Anhangüera e parabenizamos pelo excelente trabalho focando essa preocupação com o Transito de Palmas.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Agosto Supera julho com noticias de Mortes no Transito.

Não é que estamos sendo repetitivo, não é que não temos outros assuntos, não é nada agradável ficar publicando esse tipo de matéria mais a realidade é que os números não diminuem, continuam crescente os números de vitimas no transito, agosto já superou julho com noticias de mortes divulgado aqui no blog, iniciei o blog com a primeira divulgação com seguinte titulo, NUMEROS ABSURDOS... (clique no título para ver a postagem) veja os recortes de jornal e compare com este que estamos mostrando. Não dá pra ficar quieto não podemos deixar de espalhar essas noticias, temos que sensibilizar as pessoas para que elas tenham consciência que essa realidade precisa de mudar.
Recorte do Jornal do Tocantins publicado dia 18/08/2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Termina o I Fórum Intermunicipal de Educação no Transito

Foram dois dias muito produtivos com palestras direcionadas a vários temas, infelizmente o publico presente não foi o desejado, isso porque o publico alvo proposto nos cartazes que fazia o convite poucos participaram, prova disso durante umas das falas foi solicitada que os donos de auto-escolas se apresentassem, das 640 auto-escolas existente apenas um estava presente, um fórum de educação no transito onde as auto-escolas se ausentam, mostra o compromisso das mesmas com o a situação do transito atual.
O transito precisa realmente de ações de emergência para reduzir os números alarmantes que deixam o transito como 3º colocada no quadro geral de mortalidade.
No fórum foi debatido sobre o transito uma questão de saúde publica, onde foi passado que 90% dos leitos ocupados no Hospital Geral de Palmas são de vitimas do transito e que deste número 70% são motociclistas, os números registrados pela SAMU no mês de julho foram 102 acidentes no transito sendo 33 de carros, isso apenas a SAMU não consta os atendimentos feito pela Equipe de Resgate dos bombeiros.
A preocupação com transito é muito seria, no segundo dia do fórum iniciou com a informação que já havia acontecido três ocorrências de transito, um dos Palestrantes tratou o transito como um paciente que se encontra na UTI.
Para quem participou do fórum viu o quanto ele foi produtivo agora ficaremos no aguardo para iniciação das definições e a carta será divulgado no site que será criado.

Vamos juntos mudar essa realidade, veja mais no site da ATTM AQUI


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Scania 113 Parada por Falta de Peças



Parado em uma rotatória desde ontem a noite o caminhoneiro Francisco que veio de São Paulo para fazer entrega em Palmas estava ate poucos minutos atrás no mesmo local, conversando com Francisco ele falou que sua viagens já esta atrasado a um dia e meio, ele ficou parado devido ao um problema mecânico em uma das rodas, a demora da solução do problema se deu ao um fato que deixou o condutor do veiculo muito contrariado, O comercio de Palmas não tinha a peça necessária para resolver o problema, segundo Francisco desde de ontem que eles procuram a peça chamada de “Prisioneiro da Scania 113” e ate o momento só avia encontrado 6 das 10 peças necessária, e para que ele consiga sair deste problema esta recorrendo as torneadoras para confecção da peça. Infelizmente a imagens que o caminhoneiro leva do comercio de peças não é das melhores. Senhores Comerciantes de Peças, vamos ficar atento nos estoques para que em uma eventual necessidade os condutores não passem por este transtorno. A rotatória onde o veiculo se encontra é próximo Praça dos Girassóis e o SENAI


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sexta feira 14, Inicia o dia com ocorrência no Transito


Sexta feira 14 começa o dia com mais uma noticia que não gostaríamos de estar publicando, infelizmente a sexta feira inicia com um acidente envolvendo um carro e uma moto modelo Biz, este acidente ocorreu na antiga Av. Teotônio Segurado aproximadamente 2 Km sentido aeroporto após ponte sobre o ribeirão Taquaruçu por volta das 7h30, felizmente não aconteceu nada de grave com o motoqueiro, apenas escoriações leve e o mesmo aguardava no local junto com a condutora do veiculo, após informação da Policia Militar que fazia a ocorrência, que nem a perícia técnica e nem a justiça móvel poderia comparecer os veículos foram retirados do local, foram feitos registros fotográficos do acidente por parte dos envolvidos e eles foram orientados para segunda feira darem entrada na justiça comum para decidir quem vai arcar com os prejuízos caso não façam acordo entre si.





Neste acidente fica a lição para que os condutores façam o possível para evitar envolver-se em acidente porque com certeza a dor de cabeça para sair dele não é pequena.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Justiça Móvel Atuando nos Acidentes de Transito em Palmas.


As 14 horas no semáforo próximo a feira do bosque registramos mais um acidente envolvendo uma BIZ e um carro, não ouve feridos, apenas prejuízos matarias, nesse caso foi acionado a justiça móvel, aqui já é feito um acordo entre os envolvidos. Para que a Justiça Móvel entre no caso o acidente deve ser com essas características, não pode ser veículos oficias e não deve ter vitimas se caso o acidente exigir perícia técnica a justiça Móvel não é Acionada.


Felizmente esse foi um caso sem vitimas e que vai ser resolvido com um acordo e serve de lição para que todos tenham mais atenção no transito para evitar os acidentes, vamos ter a consciência que em caso de acidentes todos perdem.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Oportunidade de Regularização para os Mototaxistas de Palmas.


A prefeitura de Palmas abre licitação com 110 vagas para mototaxistas, uma boa oportunidade para quem sempre desejou trabalhar nesta área com regularização.
Você que visita nosso blog tem sua moto e pretende ingressar nessa profissão não perca essa oportunidade, faça seu cadastro, o ultimo dia para se cadastrar é amanhã 13 de agosto ate as 17h30.

"os profissionais que não se regularizarem durante este período perderão a concessão de uso dos serviços de mototaxi na Capital".

Veja edital no site da Prefeitura de Palmas AQUI.


Caçamba Tomba Na Av. Governador Siqueira Campos


Hoje quarta-feira 12, as 16 horas e 30 minutos um colega de trabalho peguntou se eu tinha registrado um acidente com um ônibus na antiga Av. Teotonio Segurado, segundo ele o Ônibus perdeu o controle e ficou entre a guia e um barranco correndo risco de tombar, o local do acidente teria sido aproximadamente a 3 Km da entrada do Aeroporto vindo do sentido centro de Palmas, fiquei curioso e fui ate o local para ver e registrar o conto, chegando próximo a ponte uma surpresa, um caminhão caçamba estava tombado na pista e o mesmo estava carregado com cascalhos para aterro, no momento o transito estava sendo controlado por funcionários da ATTM e o veiculo tombado estava sendo desvirado para desobstruir a via e ser guinchado. O objetivo era registrar um acidente e nos deparamos com outro, o Ônibus já não se encontrava no local pois o acidente com ele teria acontecido por volta das 7:00 horas da manhã.



Buracos em Avenida no Aureny III

Um colega de trabalho que mora no Aureny III perguntou se eu não podia colocar no blog uma nota sobre uma avenida que tem alguns bueiros no meio da pista que podem provocar sérios acidentes e prejuízos aos donos de veículos caso cheguem a cair neles, trata-se da Rua 25 no Aureny III, fui ate ao local para conferir e realmente é um caso muito serio a pista realmente tem um dos bueiros sem tampa e o mesmo fica no centro da via. Solicitamos aos responsáveis que tomem providencias urgente, esta falta de cuidado esta comprometendo a vida de condutores principalmente de motociclistas.

Vias em Obras e Acidentes de Transitos





Ontem a noite terça-feira 11 passamos por um acidente envolvendo um carro e BIZ, Segundo o condutor do carro o motoqueiro seguia na BIZ na contra mão, segundo pessoas no local do acidente o motoqueiro não entendeu a sinalização da via que estava bloqueada devido a obras de saneamentos realizadas A Companhia de Saneamento do Tocantins – Saneatins.

local do acidente no dia seguinte


Informamos aos condutores que busca o acesso a via procurando fugir do grande numero de trafego de veículos no horário de pique que existe um trecho com desvio devido a obra de saneamento realizada pela empresa A Companhia de Saneamento do Tocantins – Saneatins




Abaixo Imagem retirada do Google Earth para ilustrar a localização