segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Qual o Problema nas Rotatorias?

Segunda feira 24 as 8hrs transito com pouco movimento e tranqüilo, no caminho ao trabalho vinha pensando em fazer uma postagem falando sobre Rotulas utilizando imagem com pequenas choques entre veículos que ocorrem com freqüência, parece engraçado, mas os motoristas de plantão resolveram contribuir, só hoje registrei três casos. Um deles foi chegando na Av. JK na rotula que da acesso a Av. NS 2, logo na entrada da Rotula um Ônibus Coletivo bate na traseira de um carro, colisão pequena, mais que não deixa de ser um transtorno, pois se tratando de rotulas qualquer parada de veículos já causa um congestionamento.
O interessante é que esse acidente foi registrado após evitar o congestionamento na Rotula da Av. NS 2 com a Av. LO 1, onde uma caminhoneta se choca com um Corola na faixa central dentro da rotula, veja imagem abaxo.Na hora do almoço por volta das 12h 30 minutos em uma de minhas rotas para casa outro caso, novamente na entrada da rotula desta vez na Av. NS 6 na rotula que da acesso a Av. LO13, veja imagem abaixo .

Como o assunto é rotula, vou inserir imagem de outro caso de ônibus e carro em rotulas, esse registrei dia 20 de julho na mesma rotula que ocorreu o caso do ônibus que registrei hoje, vou pedir para vocês dar uma olhada na postagem Moto e Carro em Rotula para ter noção dos números de acidentes em rotulas.

Ai vem minha pergunta, qual o problema nas rotatórias?

Vou levantar algumas questões:

- A primeira faixa da direita é sentido obrigatório para a direita ou posso cruzar a faixa para circular a rotatória? Faço essa pergunta por que na sinalização no asfalto tenho uma seta me obrigando a fazer a conversão para direita e tenho a pintura de faixa seccionada dizendo que posso mudar de faixa, se caso a conversão é obrigatória não teria sentido a sinalização para dar a preferência naquele sentido.

- Existe a necessidades do estreitamento da 1º faixa da esquerda? Durante o horário de ponta, o que o condutor que ficou sem via deve fazer para voltar ao transito? Já que fluxo de veiculo é constante na pista a sua esquerda, ou seja, na via central, qual o procedimento correto para quem escolhe seguir nesta pista?

- Por que não se mantem a 1ª pista da esquerda e sinalizar a 1ª faixa da direita como sentido obrigatório mantendo as trés vias?

Imagem de uma rotatória em Palmas
Se vocês tem mais questões sobre rotulas adicione seus comentários.

2 comentários:

  1. Rotatoria em Palmas são simplismente um módelo péssimo de engenharia de trãnsito, o qual se deveria analizar as nescessidades primarias da sociedade, e não, simplesmente embelezar a cidade colocando em risco vida das pessoas.Não se justifica a instalação de rotatória em cruzamento simples de vías, apenas um carro circulando a rotatória leva vários carros a parar na via.Rotatória em Palmas é muito bom para estressar os motoristas (principalmente em horário de pique), obstruir o ciclo dos veículos, não deixando o trânsito fluir, gastar combustível e aumentando as possibilidadesdes de acidentes. - Fora rotatórias queremos vias livres.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade as rotatóriaa são uma ótima alternativa aos semáforos no trânsito. O problema é que o palmense não sabe dirigir.

    ResponderExcluir