terça-feira, 18 de setembro de 2012

Estatística do Transito 2012



Desde a criação deste blog o numero de acidentes vem só aumentando a cada ano, a violência  no transito e crescente e as ações para mudar esse cenário e imperceptível.
Estamos começando mais uma Semana Nacional do Transito, já participei de outras, vamos ser otimista e apostar que algo mude.
 segue estatística do transito em todo Brasil, fonte do site Portal do Transito.

Mapa da Violência 2012 – Os novos padrões da violência homicida no Brasil

O estudo do Instituto Sangari analisa os últimos 30 anos de violência homicida no país e verifica profunda mudança nos padrões históricos. Aponta as principais características da evolução dos homicídios em todo o país: nas 27 Unidades Federadas, 27 Capitais, 33 Regiões Metropolitanas e nos 200 municípios com elevados níveis de violência. Em planilhas anexas nesta página, constam os dados da violência dos 5565 municípios brasileiros.
Veja a versão completa do estudo, clique aqui.
Caderno Complementar 2 – Acidentes de Trânsito
O progressivo agravamento da violência no tráfego das vias públicas levou às Nações Unidas a proclamar a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011/2020. Dada a relevância e a magnitude do problema, julgamos necessário realizar um estudo complementar específico sobre o tema e divulgá-lo separadamente, focalizando especificamente a mortalidade dos motociclistas.
Leia o caderno na íntegra


Semana Nacional de Trânsito será aberta no dia 18 no TO

Com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: “Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, o Governo do Estado, por meio do Detran-Tocantins, realiza nesta terça-feira, 18, a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito no Estado, com solenidade às 19h no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas.

A solenidade contará com palestra do jornalista e fundador do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, João Pedro Corrêa; assinatura da portaria de criação do Fórum Permanente de Trânsito e do Concurso Cultural de Vídeo – Trânsito na Telinha, pelo diretor geral do Detran, coronel Júlio César da Silva Mamede.

Ainda na ocasião haverá apresentação da campanha de trânsito que será veiculada na mídia e do “Programa Detran Tocantins Educando Para a Vida"". Este último será realizado em parceria com a Seduc - Secretaria Estadual da Educação, com foco na educação para o trânsito de modo transversal nas escolas.

O Fórum Permanente de Trânsito do Tocantins será uma organização com o objetivo de articular, fomentar e acompanhar políticas públicas voltadas à segurança no trânsito; propor novas estratégias e pactuar propostas que tenham como meta ações voltadas para um trânsito mais seguro e humanizado.

Já o Concurso Cultural de Vídeo ""Trânsito na Telinha"" é voltado para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio, devidamente matriculados na rede pública ou particular de ensino do Estado. Os estudantes deverão produzir vídeos que retratem situações do trânsito e que tenham relação com o tema da SNT 2012. Os três melhores serão premiados com notebooks, tablet e smartphone. Já a escola que obtiver o maior número de alunos inscritos ganhará um projetor multimídia.

Programa

O Programa “Detran Tocantins Educando Para a Vida” faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado, por meio do Detran e da Seduc, que visa cumprir a meta de Governo de reduzir em 5% ao ano os índices de acidentes de trânsito no Estado do Tocantins, no período de 2012 a 2015.

Por meio do programa serão capacitados três mil professores da rede de ensino estadual, municipal e particular e beneficiados 268 mil alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano). O programa atenderá os 139 municípios do Estado.
Fonte: http://surgiu.com.br/noticia/50465/semana-nacional-de-transito-sera-aberta-no-dia-18-no-to.html

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dois Carros Colidem no Domingo 2 de Setembro

Domingo 2 por volta das 19 horas dois carros se chocaram na Av. Teotônio Segurado cruzamento com a Av. do antigo aeroporto.
Trasnsito lento,  as autoridades do transito nem a PM avia chegado no local, um dos envolvido no acidente pediu pra não tirar fotos, parecia tentar um acordo. Enfim alguem passou o sinal vermelho pois o semáforo estava funcionando perfeitamente.